Debaixo de uma cumieira, sentada numa cadeira lapidando seus Otás uma triste Oxum chorava.De seus olhos, esquesitadas lágrimas desciam sobre a face e não sei porque contei-as.
Foram 8 lágrimas. Na incontida vontade de saber, aproximei-me e interroguei:
- Agô Minha Mãe Oxum! Porque externas assim tanta dor ?
E ela suavemente me respondeu:
- Esta vendo essa multidão que entra e sai?
As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
🌻 Primeira eu dei essas aos indiferentes que aqui vem em busca de distração para sairem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.
🌻 A segunda foi para esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.
🌻 A terceira distribui aos maus. Aqueles que somente procuram o Candomblé em busca de vingança desejando sempre prejudicar um semelhante.
🌻 A quarta aos frios e calculistas que sabem que existem as forças ocultas e espirituais do Candomblé e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
🌻 A quinta chega suave e pesada, tem o elogio da flor mas se olharem bem seu semelhante verão escrito :“Creio no Candomblé e nos seus Orixás e suas forças somente se vencerem meu caso ou me curarem disso ou daquilo”.
🌻 A sexta Oxum deixa Xangô responder:
- Eu dei aos fúteis que procuram as forças ocultas e o Candomblé mesmo eles não acreditando em nada, e vão somente em busca de aconchego e conforto espiritual mas em seus olhos revelam um interesse diferente.
🌻 A sétima lágrima foi grande… E como desceu pesada! Foi a penultima lágrima que vive nos olhos de todos os Orixás.
- Fiz doações a esses filhos vaidosos que só procuram o Candomblé em dia de festa e faltam o discernimento de Axé, esquecendo que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
🌻 A oitava foi a todos aqueles que amam com os sentimentos de ingratidão e da incompreensão e foi distribuída também para todos aqueles que amam com caráter e honestidade e que, mesmo assim, conseguem sentir a rejeição.
Assim minha filha, foi para esses todos que vistes cair uma a uma as oito lágrimas de Oxum.

Sem comentários:
Enviar um comentário