Estava eu fazendo as minhas tarefas no ilê com a ajuda de uma irmã de santo minha. Limpamos paredes, limpamos chãos, janelas, vidros, o salão, esfregamos as calhas, tudo o que devia ser limpo.
Foi bem cansativo e a hora já era tardia. Estávamos as duas sozinhas e no final, quando tudo estava terminado, sentamos no chão a espera de novas ordens do nosso bàbá.
O tempo foi passando e continuamos a espera que o bàbá quando pudesse viesse ter conosco. Não sei quanto tempo demorou, mas adormeci. Aliás, não adormeci, fiquei mesmo ferrada no sono. Um sono pesado que apanhou-me de jeito.
Não sei quanto tempo estive a dormir, sei que comecei a ouvir um barulho longíquo. Depois entendi que era alguém a tossir. Quando abri os olhos eu estava deitada no chão com o meu bàbá sentando na sua cadeira olhando para mim, a ekedji olhando para mim, o bàbáegbe olhando para mim e a minha irmã que dividiu as tarefas olhando para mim rindo.
Fiquei tão envergonhada, ajeitei-me, voltei a posição de sentada, e o meu bàbá ainda perguntou se ele tinha demorado tanto tempo assim, eu respondi logo que não.
Que vergonha, e eu estou sem entender até hoje, o porque da minha irmã mais velha não me ter acordado e não ter evitado eu passar esta vergonha enorme.....

Sem comentários:
Enviar um comentário