domingo, 6 de maio de 2018

Começar pelo início?

Talvez fosse correcto, este primeiro post, começar pela história de como conheci o candomblé. De como surgiu na minha vida. 
Mas emerge, uma reflexão que fiz no dia de hoje.

Nós todos temos dias maus, nós todos, temos circunstâncias que não entendemos porque não estão a correr de uma melhor forma. 

Mas poucas vezes paramos de reclamar, e refletimos sobre elas. 


Hoje, estava em casa sem vontade de sair, a 4 dias que não ia trabalhar nem saía de casa por uma infecção respiratória, e só queria sofá porque amanhã é dia de trabalho.. Mas em Portugal, hoje, é o dia das mães, e senti no meu coração vontade de oferecer algo ao meu bábà porque ele é pai, é mãe, é amigo é tudo, a ekedji porque a ekedji é mãe e o ano passado cometi o erro de não entender isso e nada ofereci. Aprendi e me corrigi. E entregar ao orisá da casa, Logunede e a Òsún. Comprei 4 ramos de flores, simples mas com todo o meu coração. 

Vou a sair de casa em direção ao meu carro, e quando vou abrir o carro notei logo que algo não estava bem, a luz estava fraca, dei a chave... e o carro não pegava... 
Eu deixei a luz do carro ligada estes dias todos... desde que cheguei de madrugada do hospital até hoje, perfaz 4 dias... o carro não dava sinal..



Pensei logo, bateria... e fiquei chateada.. Eu ando a concentrar-me tanto nos meus objetivos, ando tão focada, e pensei logo.. porque os orisás me estão a fazer isso????

Porque os orisás me colocam mais um obstáculo na minha vida... Como vai ser amanhã, levar o meu filho à escola, ir para o trabalho de manhã, depois pego em outro de tarde... como como como como???

Eram esses meus pensamentos... até que encontrei uns vizinhos do prédio ao lado, e sem os conhecer, algo infelizmente cada vez mais habitual em cidades urbanas, ajudaram-me a tirar o carro da garagem, tentaram empurrar e ele não pegava... 

Fizeram o que podiam... 3 vizinhos com mais de 60 anos, muito prestáveis, simpáticos. E nada.. Voltamos a colocar o carro na garagem... mas ajudaram-me e nem queriam que empurrasse o carro para não forçar a respiração... Que pessoas bondosas. 

Agradeci, e só depois refleti. Era de tarde, num domingo.. Eu teria tempo para conseguir resolver até amanhã... imaginem se apenas amanhã de manhã, na correria com o meu filho, fosse para o carro em cima da hora de levar o meu filho a escola, de ir para o trabalho, e o carro não pegasse?? Como ia resolver? Chamar um táxi? Não há dinheiro para esses luxos.. 


Então refletindo, e mesmo sendo abian, orisá está presente na minha vida sim. Eu é que estava ignorando o bem que estava ser feito, foi ótimo ter tido no coração a vontade de ir ao ilê asé, foi ótimo ter espantado a doença e ter levantado, foi ótimo ter ido até a garagem e descoberto isso no carro hoje, e não amanhã!


As vezes, nos precipitamos em reclamar sem analisar bem a situação. Hoje agradeço aos orisás por terem cuidado de mim.

Com algumas chamadas consegui uns cabos com uma amiga minha, que quando me chegou com o namorado, contou que estava grávida de 6 semanas e que o namorado ainda não estava aceitando bem a situação, pois não estavam contando com isso, só sabiam a alguns dias, e que tinha medo de ficar sozinha e dele fugir.... 

Coincidências? Nenhuma... Orisá sabe o que faz... :)

<3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Carta para oxum

Olá mãezinha oxum. Sabe mãezinha, amo muito a senhora e ainda não estivemos juntas. O meu caminho teve altos e baixos, momentos bem ...